Image Map

terça-feira, 14 de abril de 2015

Curso de Formação dos 579 aprovados que foram convocados em agosto de 2014 começará no dia 11 de maio de 2015




A Polícia Militar da Bahia iniciará no próximo mês de maio o Curso de Formação de Soldados para os convocados em agosto/2014.
Após serem aprovados na fase teórica do concurso, 1.100 candidatos foram chamados e submetidos às demais fases do processo seletivo que contempla inspeção de saúde, teste de aptidão física, psicoteste e sindicância social. 579 selecionados em todas as fases do processo iniciarão as atividades da formação policial militar a partir do próximo dia 11/05.



.

domingo, 12 de abril de 2015

saiu a data do psicoteste dos 2.000 convocados do concurso PMBA 2012

III. DA AVALIAÇÃO PSICOLOGICA

A Avaliação Psicológica será realizada em 19 de abril de 2015, às 08horas, sendo 07:00h – Abertura dos portões, 07:30h – Identificação e tomada da impressão digital, 08:00h – Fechamento dos portões e início das avaliações, na Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC, situada à Av. Luiz Viana Filho, n° 8812 – Paralela.

A Avaliação Psicológica consistirá de aplicação e avaliação de um conjunto de procedimentos objetivos e científicos, que permitem identificar aspectos psicológicos do candidato, para fins de prognóstico de desempenho das atividades relativas ao cargo de Soldado da Polícia Militar, e atenderá às disposições técnicas e legais que regulam esses procedimentos. Compreende-se que o exercício da profissão Policial Militar é permeado de situações de forte pressão externa e emocional, porte de arma de fogo, risco de morte, de invalidez e de lesão corporal.

O perfil profissiográfico para o desempenho da atividade Policial Militar consiste em parâmetros e características compreendidos como:

a) Elevado nível de assertividade, controle emocional, resistência à frustração, flexibilidade, iniciativa, sociabilidade e adaptabilidade;

b) Adequado controle e canalização da agressividade, domínio psicomotor, potencial de desenvolvimento cognitivo, maturidade, energia vital e atenção difusa;

c) Reduzido nível de ansiedade e de impulsividade; e

d) Ausência de sinais fóbicos.

A Avaliação Psicológica destinar-se-á a verificar, mediante o uso de instrumentos psicológicos específicos, as características do candidato incompatíveis para a atividade de Polícia Militar de acordo com o perfil do cargo.

É de responsabilidade da RHeCia Recursos Humanos em parceria com a Polícia Militar da Bahia a Avaliação Psicológica dos candidatos ao Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar, atendendo as seguintes especificações:

4.1 Serão utilizadas técnicas psicométricas e projetivas. Os testes psicométricos são baseados em procedimentos estatísticos, assim como a elaboração dos dados da investigação. A metodologia empregada para a obtenção de dados é quantitativa, o que quer dizer que o resultado é um número ou medida. Os itens desses testes são objetivos e possibilitarão a aferição da capacidade de raciocínio e de atenção e terão por referência os resultados apresentados pelo próprio grupo de candidatos. O escore mínimo para aprovação nesses testes, será a média aritmética do grupo diminuída de um desvio-padrão.

4.2 O teste projetivo é aquele no qual as normas são qualitativas. O resultado se expressa mediante uma tipologia. O teste projetivo possibilitará uma visão bastante clara da personalidade humana, sua estrutura e dinâmica, mostrando como a pessoa se comporta e reage em contato com o meio ambiente.

A Avaliação Psicológica, prevista na Lei Estadual nº 7.990, de 27.12.2001, art. 5º, inciso VI, como requisito e condição para ingresso na Polícia Militar da Bahia, terá caráter eliminatório, não influindo na classificação do candidato.

A Contra-Indicação na Avaliação Psicológica não pressupõe a existência de transtornos mentais ou de desequilíbrio psicológico grave. Indica tão-somente que o candidato Contra-Indicado não atende aos parâmetros exigidos para o desempenho do cargo, constantes deste Edital.

Os resultados da Avaliação Psicológica serão decorrentes da análise conjunta, pela Banca Examinadora, de todas as técnicas e instrumentos psicológicos utilizados, relacionando-os ao perfil do cargo. Desta análise resultará o parecer Indicado, para os candidatos que apresentarem características compatíveis com o perfil do cargo de Policial Militar, descrito neste Edital; Contra-Indicado, para os candidatos que apresentarem características incompatíveis com o perfil de Policial Militar, descrito neste Edital e Ausente para o candidato que não foi avaliado em razão de não ter comparecido a um ou a todos os testes da Avaliação Psicológica.

O resultado da Avaliação Psicológica será divulgado em relação nominal da qual constará a identificação apenas dos candidatos Indicados, conforme art. 6º da Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 01/2002.

Os candidatos considerados Contra-Indicados na avaliação psicológica serão convocados para uma reavaliação (reteste), com previsão para o dia 03/05/2015, antes da publicação do resultado dos exames pré-admissionais.

O candidato Ausente a um ou a todos os testes da Avaliação Psicológica será excluído do Concurso.