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sábado, 21 de março de 2015

O govenador convocou, agora é hora de se preparar para as Etapas





Na semana passada saiu a tão esperada Convocação  de  2 mil Excedentes que lutam desde 2012.
Agora que passou a euforia  e as comemorações é hora de se preparar para as etapas pré- admissionais que  serão realizadas no próximo mês de abril, aos que estão nesse processo, deixarei aqui algumas informações que considero importantes sobre as etapas.



                              
Exame Médico-Odontológico


No EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DOS EXAMES PRÉ ADMISSIONAIS   estão listados todos os exames que o candidato deve realizar e levar para a Junta Médica no dia definido pela Polícia Militar. O candidato deve se atentar para a validade desses exames. Segue o trecho da Portaria 050 que trata a respeito da validade dos exames:
"1.5. Da data constante dos exames laboratoriais e complementares à data de sua apresentação, não poderá haver um período superior a 30 (trinta) dias."

É importante salientar que em todos os exames laboratoriais e complementares deverão constar obrigatoriamente o nome completo do candidato, o número da cédula de identidade do candidato e o órgão expedidor e a assinatura sobre o carimbo do profissional que realizou o exame.
Confiram todos os exames, mais de uma vez se preciso, isso evita o transtorno de faltar algo e o candidato ser contra - indicado, para posteriormente ingressar com recurso administrativo. O único exame que demora mais tempo para sair o resultado é o toxicológico.

SEGUE A LISTA DOS EXAMES  EXIGIDOS:


5.1 Para ser submetido ao Exame Médico-Odontológico, o candidato deverá providenciar, às suas expensas, os seguintes exames:
a) Hemograma completo;
b) Glicemia de jejum;
c) Hemoglobina glicosilada;
d) Creatinina;
e) Grupo sanguíneo e fator RH;
f) VDRL;
g) Reação de Machado Guerreiro;
h) TGO;
i) TGP;
j) Colesterol total;
k) Triglicérides;
l) AgHBs;
m) Anti-HVC;
n) Beta HCG (para candidates do Sexo feminino);
o) Sumário de urina;
p) Colposcopia, citologia e microflora e exame ginecológico (para candidatos do Sexo feminino);
q) Parasitológico de fezes;
r) Radiografia do tórax;
s) Radiografia da coluna lombo-sacra;
t) Radiografia panorâmica dos maxilares;
u) Exame oftalmológico completo;
v) Teste ergométrico;
w) Eletroencefalograma;
x) Audiometria tonal;
y) Exame toxicológico (maconha e metabólitos derivados do Delta 9 THC, cocaína, metabólitos e derivados do merla, solventes, hidrocarbonetos, opiáceos, psicofármacos e "ecstasy" – MDMA e MDA), o qual deverá ser realizado a partir de amostras de materiais biológicos (pelos e cabelo), devendo ter uma janela de detecção mínima de 90 (noventa) dias.


Documentação
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SEGUE A LISTA DE DOCUMENTOS EXIGIDOS:

a) Carteira de identidade atualizada (cópia);

b) CNH - Carteira Nacional de Habilitação (vide edital do concurso)

c) Título de eleitor e comprovante de votação do último pleito eleitoral (cópias);
- Caso não tenha os comprovantes de votação (aqueles papeizinhos que recebemos quando votamos), o candidato pode retirar no SAC ou tentar retirar no site:

d) Documento comprobatório de que está quite com o serviço militar (carteira de reservista original), no caso dos candidatos do sexo masculino, não sendo admitida a apresentação do Certificado de Alistamento Militar – CAM;

e) Cópia autenticada do certificado de conclusão do Ensino Médio, acompanhado do respectivo histórico escolar.
- É só retirar o histórico ou certificado de conclusão, tirar uma xerox e ir no Cartório autenticar a cópia.
f) Comprovante de residência do candidato, morada esta que será investigada durante a Investigação Social;

g) Se militar das Forças Armadas ou de Força Auxiliar, possuir autorização e parecer favorável à inscrição no Concurso em questão assinada por seu Comandante (Cmt), Chefe (Ch) ou Diretor (Dir); sendo praça, estar classificado no mínimo, no comportamento “BOM”;

h) 03 (três) fotografias coloridas 3x4;

i) Certidão (ões) negativa(s) de antecedentes policiais e criminais, fornecida pela Secretaria da Segurança Pública – SSP do(s) Estado(s) onde residiu ou reside o candidato (original), nos últimos 05 (cinco) anos;
- Essa certidão pode ser retirada presencialmente, na SSP nos SAC's ou  http://www.ba.gov.br/antecedentes/solicitar_atestado.asp

j) Certidão negativa do Departamento de Polícia Federal (original);
- Pode ser retirado presencialmente, tem um prazo de alguns dias para pegar.


k) Declaração de bens, com firma reconhecida em Cartório Público, contendo nome e endereço completo, filiação, n.º de identidade e CPF ;
- Deve ser feita uma declaração, como a do modelo abaixo e ir em um cartório para reconhecer firma.
Quem não tem bens deve fazer a declaração também, declarando não ter bens.

DECLARAÇÃO DE BENS

Eu,_____________________________________________________________________, portador (a) do RG n.________________________________________, inscrito (a) no CPF sob o n. _______________________________, DECLARO para todos os efeitos legais, que os bens patrimoniais gravados em meu nome, do meu cônjuge e de meus dependentes são os seguintes:
1) Imóveis urbanos (identificação/valor atual)

2) Imóveis rurais (identificação/valor atual)

3) Veículos e máquinas (identificação/valor atual)

4) Outros (identificação/valor atual)

Por ser expressão da verdade, firmo a presente DECLARAÇÃO.

Salvador/BA, ________ de _________________de 2013.

_______________________________________
DECLARANTE

l) Quando militar da Marinha, Exército ou da Aeronáutica, apresentar a permissão para ingressar na Polícia Militar da Bahia;

m) Certidão de distribuição da Justiça Federal;

n) Certidão (ões) de distribuição da Justiça Estadual de onde reside ou residiu nos últimos 5 (cinco) anos;

o) Se servidor público ou militar nos últimos cinco anos, certidão negativa emitida pelo ente público quanto à existência de condenação em processo administrativo;

A apresentação dos documentos exigidos é de inteira responsabilidade do candidato. O candidato que não apresentar a documentação exigida ou apresentar documentação rasurada, ilegível ou irregular terá sua matrícula indeferida.


Teste de Aptidão Física - TAF

Quem acompanha o blog há tempos, está cansado de ler a respeito disso aqui, resumindo, perdi no TAF no Concurso de 2008 e obtive êxito no TAF do Concurso de 2012.
Segue um modelo sugerido de atestado médico para realização do TAF:




Atesto que __________________________, portador(a) do RG ___________-__ SSP- BA, está apto(a) para realizar esforços físicos e mentais intensos do teste de aptidão física da Polícia Militar da Bahia.

Datado de até 5 dias antes do TAF por um clínico ou cardiologista.
Se digitado pelo médico, melhor ainda.




Destrinchando...
Soldado PM Masculino
- Barra dinâmica - 3 repetições, posição pronada;
- Corrida de velocidade - 50 metros em 8 segundos;
- Corrida de resistência - 2400 metros em 13 minutos

Soldado PM Feminino
- Barra fixa - 10 segundos, pronada.
- Corrida de velocidade - 50 metros em 9,20 seg;
- Corrida de resistência - 2400 metros em 15 minutos.

Para quem for fazer pra BOMBEIRO, terá o 4º teste: natação (25 metros). 
- Masculino: em 25 segundos;
- Feminino: em 30 segundos.



Psicoteste

Acredito que nessa etapa o equilíbrio entre a tranquilidade e agilidade na realização dos testes é fundamental. Quando o candidato fica nervoso, se atrapalha na execução, por isso é importante se atentar as orientações do aplicador dos testes, para não restar dúvidas sobre o que fazer e como fazer.

Fiz uma postagem em 2013 com dicas, orientações e até com alguns testes bem usuais nesse tipo de exame, segue o link: Psicoteste - Dicas e Orientações




Espero que estejam treinando certo para o TAF e nos demais preparativos para os exames admissionais.

Depois de cumprir todas as etapas e obter êxito, só irão aguardar o início do curso de formação, que provavelmente só ocorrerá em 2015. Será um tempo de grande expectativa, mas aconselho que aproveitem, descansem bastante a mente e o corpo, pois são cerca de 9 meses bem cansativos, com dedicação praticamente integral e sentirão saudades do tempo livre.



Fonte: PORTARIA n.º 050-CG/2008 e o http://serpmba.blogspot.com.br/









Confira seus exames e documentação e marque com um x

sexta-feira, 20 de março de 2015

Excedentes do concurso PMBA 2012 lutam por mais convocações e expõem dados sobre o concurso



Você sabia?

Existe um concurso em vigência para o cargo de soldado da Polícia militar e Bombeiro Militar, realizado no ano de 2012. Nesse certame, habilitou-se quase 12.000 candidatos. Até agora, 5.695 foram convocados. Porém, desse número apenas 3.400 serão contratados. Por que isso?  Historicamente no mínimo 40% dos candidatos perdem em alguns dos exames pré – admissionais são eles: Entrega de documentos, Avaliação médica, Teste físico, Psicoteste e Investigação social.

População Baiana, Vamos fazer essa pergunta ao nosso excelentíssimo Governador, nesse período de  2012 à 2015, quantos Policiais Militares foram desligados da corporação?

A média anual é 800 . 800 x 4 = 3.200. A partir de Abril 2016, serão 3.500 indo para Reserva Remunerada, pois já tem tempo de serviço  só estão aguardando a incorporação da Gap V. Fazer um novo concurso gera gastos para os cofres públicos  e o estado só conseguirá formar essa turma no primeiro semestre de 2017.

Acreditamos e confiamos na palavra do senhor " Caso fosse eleito, convocaria todos os excedentes do nosso concurso". Somos 5.704 candidatos idealistas, querendo servir a população baiana com o risco da própria vida. O senhor tem uma meta de alcançar 40.000 policiais ao fim do mandato, Gostaríamos de saber, Seremos todos convocados ou não ?

Convocar os 5.704 excedentes, significa que o estado conseguirá depois dos exames de admissão no máximo 2.600 policiais.

Agradecemos o ilustríssimo Governador pela atenção.