Image Map

terça-feira, 25 de novembro de 2014

PSICOTESTE - TESTES, DICAS E ORIENTAÇÕES

É grande o número de candidatos que me perguntam sobre o psicoteste e até então não havia feito uma postagem sobre essa etapa tão importante. Fiz o piscoteste do concurso em 2009, por isso não me recordo com tantos detalhes, mas vou me esforçar.


A aplicação do psicoteste como pré-requisito para aprovação de candidatos em concursos públicos gera discussões e controvérsias. Porém, é uma etapa necessária e presente nas etapas da maioria dos concursos policiais, inclusive do concurso da Polícia Militar da Bahia, isso devido as peculiaridades do cargo, por isso esse exame visa avaliar a compatibilidade entre o perfil do candidato e as necessidades do cargo.
          Quero antes de tudo, salientar que os testes disponibilizados nessa postagem, estão acessíveis na internet e qualquer semelhança nos testes realizados em avaliações futuras será mera coincidência, uma vez que a maioria dos testes são aplicados em diversos psicotestes, como o do Detran, as seleções de emprego, entre outros. A maioria dos testes são da Editora Vetor e cada teste disposto aqui, é apenas de cunho exemplificativo, não adianta tentar adivinhar qual teste irá cair, uma vez que cada tipo de teste tem diversos cadernos e modelos, por isso o importante mesmo é deixar o raciocínio lógico afiado nesse período e não esquecer a tranquilidade, concentração e atenção em casa no dia da avaliação.

         No concurso da PMBA, normalmente a avaliação é realizada em um domingo e para quem perde na primeira tentativa, há uma segunda chance (o reteste), conforme explicitado no edital.
         Segundo a maioria dos psicólogos, não adianta estudar para os psicotestes, no entanto, devido ao alto grau de reprovação há alguns cursos e profissionais que "preparam" os candidatos para essa etapa. Eu acho que o mais importante é prestar atenção na explicação do aplicador e ter tranquilidade na execução de cada teste, o nervosismo pode atrapalhar muito e tranquilidade em excesso (lerdeza) também... tipo, em alguns testes como o paleográfico, a habilidade em produzir traços com agilidade e qualidade são essenciais.

     Quando eu fiz foram vários testes, que testavam diversas habilidades, personalidade, comportamento, raciocínio... cada um com o tempo determinado para realização. O amigo Jordão Vieira (Blog Quero ser Polícia) que fez recentemente o psicoteste para o CFO, disse que foram 8 testes. Me recordo que teve uma redação, com tema livre, alguns testes de completar figuras, alguns de memória, raciocínio, uma ficha sobre personalidade e comportamento onde o candidato deveria atribuir graus a cada item disposto. Vou disponibilizar alguns testes que inclusive fiz em 2009, como o de Raven, o dos Relógios, o paleográfico, o G-36/G-38, o de Atenção Concentrada.
Segue abaixo alguns testes comuns nas avaliações psicotécnicas:

RACIOCÍNIO:

PERSONALIDADE:

HABILIDADES ESPECÍFICAS:

fonte dos testes


Segue um texto que encontrei no site (http://www.psicotecnicos.navig8.to/), esse mesmo texto é o prefácio de todos os testes disponibilizados pelo site, achei interessante e válido repassar nessa postagem. 
"Os testes psicotécnicos geralmente são compostos de testes de personalidade, testes de raciocínio e  testes de habilidades específicas. Estude todos, pois é necessário um número mínimo de adequação em cada tipo deles e há uma pontuação mínima geral a ser atingida. Os índices de eliminações nas avaliações psicológicas em geral são de 15 a 40%, dependendo do concurso.
Não acredite em lendas do tipo “os psicólogos têm como saber se você está mentido”, “os psicólogos  ficarão desconfiados com respostas muito perfeitas”, “os psicólogos irão confirmar ou desmentir o resultado  do teste com entrevistas ou outros testes”, etc. Se isso fosse verdade, os psicólogos não fariam esse alerta, eles ficariam quietos para identificar facilmente os candidatos mal intencionados. Realmente existem alguns  poucos testes, do tipo questionário, que podem identificar algumas mentiras, mas a armadilha é facilmente  contornável. Ela se baseia em perguntas sobre erros que todos os seres humanos cometem e cuja resposta  não é agradável de dar. Exemplos: “Você já mentiu?”, “Você já pegou algo que não lhe pertencia?”, etc. 
Fora isso, não existe mais nenhum tipo de pega-mentiroso. Não fique imaginando que haja cruzamento de dados, levantamentos estatísticos, investigação pessoal, etc. Também não acredite na lenda que: “não existem repostas certas ou erradas; seja autêntico; apenas queremos saber como você é.” Essa historinha serve para você não ficar com medo do bicho papão, relaxar, abrir seu coração e confessar todos os teus problemas (o único que irá valorizar essa tua  sinceridade estúpida será Jesus Cristo). Tenha em mente que boas características servem para qualquer  emprego; características ruins não servem para emprego algum. O perfil profissional apenas define qual é o  mínimo aceitável de cada característica, sem jamais recusar uma característica boa e sem jamais aceitar  uma característica ruim. Pessoas inteligentes, persistentes, altruístas, autoconfiantes, flexíveis e objetivas servem para qualquer vaga. Pessoas burras, sem persistência, egoístas, sem autoconfiança, inflexíveis e mentalmente complicadas não servem para vaga alguma. 
Para saber como responder a um exame psicotécnico é necessário saber o que o teste quer avaliar e como ele avalia. É muito difícil saber isso para todos os testes. Porém, geralmente os testes aplicados são variações uns dos outros. Conhecer bem um dos testes de cada classe já fornece uma grande ajuda para os demais.
Calma é sempre necessária para um bom teste. Por isso, estude os testes psicotécnicos para ter maior confiança. Quando se entende a dinâmica do que está acontecendo, se tem maior tranquilidade. É bem diferente de participar de um teste onde parece que se está diante de algo “sobrenatural” ou de psicólogos que avaliam cada movimento seu na cadeira durante a prova.
Estude este material com a consciência que foi feito com a melhor das intenções. Porém, não se trata aqui da última palavra em termos de exames psicotécnicos. Adapte as dicas a seu estilo e faça a prova com confiança e tranquilidade, isso será meio caminho andado para a aprovação."

5 comentários:

  1. Olá, boa noite, pode informar se já divulgaram alguma data para o psicológico dos últimos convocados pois só ficou faltando está etapa!?

    ResponderExcluir
  2. Pq nao consigo ver entrar nos testes do psicoteste
    ?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, alguem aqui ainda tem o resultado do psicoteste realizad em 22/02/2015?

    ResponderExcluir